domingo, 27 de dezembro de 2009

Os "C"s do Crédito

Inicio em Dezembro/2009 este blog para expor alguns de meus conhecimentos que obtive nos poucos anos que trabalho na indústria de crédito e cobrança. O objetivo é relatar os pontos mais importantes em minha opinião e também utilizar esta ferramenta como auto-desenvolvimento profissional, buscando a melhoria contínua do aprendizado.

Uma nação pautada na democracia deve lançar mão da confiança de crescimento de seus cidadãos que, com o devido suporte financeiro (crédito), jurídico e patriotismo, elevam a qualidade de vida de todos os componentes do sistema e propiciam estabilidade econômica e orgulho para as próximas gerações.

Para começarmos a falar do assunto, é importante termos em mente quais são os grandes pilares de uma transação de crédito.
Conhecido como os 5 "C"s do crédito, estes resumem bem os principais componentes para uma acertiva relação de confiança de recursos para um tomador com certas garantias de recebimento futuro. São eles:

1. Caráter: refere-se ao histórico de cumprimento de deveres do solicitante. A ética e índole do tomador que pode caracterizar a vontade de pagamento do débito.
2. Capacidade: potencial de repagamento do crédito por parte do tomador.
3. Capital: solidez financeira do tomador do recurso.
4. Colateral: refere-se a bens dados como garantia do empréstimo.
5. Condições: condições micro e macro econômicas que resumem o campo de atuação do solicitante do empréstimo. Exemplo seria de uma fábrica de panetones que possuem demanda sazonal, apenas próximo das festas de final de ano.

Após a análise detalhada destes itens, o agente financiador deverá seguir com o aporte financeiro ao tomador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário